quinta-feira, 1 de maio de 2008

Brasil participa de programa internacional de certificação de produtos alimentícios


O selo Minha Escolha já está estampado em mais de 2 mil produtos em mais de 50 países, inclusive no Brasil. O programa (Idealizado pela Choices International Foundation, sediada em Bruxelas, na Bélgica) visa oferecer aos seus consumidores a facilidade de identificar, por meio de um selo, produtos que seguem critérios pré-determinados por um comitê científico internacional. No Brasil, produtos das empresas Unilever, Perdigão, Batavo e Nutrimental já receberam o selo. Qualquer empresa de alimentos do varejo, indústria ou food service pode se inscrever para fazer parte do programa.

Os produtos selados estão de acordo com os critérios definidos pelo programa em relação à quantidade de sal, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses nutrientes são causadores de doenças crônicas se consumidos em excesso.


O selo é inserido na parte frontal das embalagens auxiliando na identificação das opções de alimentos e bebidas mais saudáveis dentre aquelas disponíveis no momento da compra. Além do selo, os produtos certificados contém rótulos explicativos, com informações completas sobre os nutrientes de sua composição, bem como as quantidades médias necessárias diariamente.


O objetivo de estimular as indústrias alimentícias a aprimorar a composição de seus produtos, aumentando a oferta de alimentos e bebidas mais saudáveis, incentivar a mudança comportamental dos consumidores para priorizar escolhas mais saudáveis. Os critérios avaliados para a obtenção do selo levam em conta as recomendações dietéticas de 20 países, bem como as recomendações da OMS. O comitê científico que avalia os produtos interessados em levar o selo é internacional e independente. Formado por especialistas internacionalmente reconhecidos nas áreas de saúde e nutrição, é também responsável pela revisão dos critérios de acordo com os últimos avanços na ciência da nutrição e na tecnologia dos alimentos, assegurando a constante evolução do programa e dos produtos participantes.

Atualmente mais de 90 empresas já participam do programa em todo o mundo.

Referência(s)

Choices International Foundation. What is Choices? Disponível em: http://www.choicesinternational.org/index.php?option=com_content&task=view&id=30&Itemid=53. Acessado em 09/04/08.

Unilever. Programa Minha Escolha. Disponível em: http://www.unilever.com.br/Our_Values/nutritionhygienepersonalcare/Nutricao/programa_minha_escolha.asp. Acessado em 09/04/08.

Programa Minha Escolha. Disponível em: http://www.programaminhaescolha.com.br/

http://www.nutritotal.com.br/

Nenhum comentário: