terça-feira, 22 de abril de 2008

Os refrigerantes ganham mais consumidores no Brasil



O IBGE contastou que entre 2002 e 2003, o consumo de refrigerantes aumentou 400%, de 1974-1975 a 2002-2003, entre a população brasileira. A participação da bebida na dieta é 5 vezes maior na classe de maiores rendimentos do que na classe de menores rendimentos.

Em meio a esse dado, eu estava navegando no youtube e me deparei com um video curioso. "REVELAÇÕES BOMBÁSTICAS SOBRE A COCA-COLA". Em que o presidente da empresa de refrigerantes Dolly, faz "revelações" sobre a fórmula da coca-cola.

É engraçado um presidente de uma empresa de refrigerantes falar do prejuizo que o consumo de de outro refrigerante (coca cola) causam à saúde, dá até pra aplicar ao ditado "O sujo falando do mal lavado". Mas vale resaltar que seus argumentos contra a coca-cola em sí, baseiam-se em aditivos "especiais" adicionados a esta bebida, no qual não é encontrado nos demais refrigerantes, inclusive o Dolly. Se comprovados, só irá constatar o que muitos já sabem, inclusive os consumidores nato da coca cola, que diga-se de passagem se auto-intitulam "Cocacólatras". Lembrei até de um amigo meu: "Eu tomo coca-cola sempre, todo dia, e não vejo nenhum efeito errado no meu organismo".

A verdade é que essas bebidas gasosas (Refrigerantes) nunca foi e nunca será uma necessidade do nosso organismo, e sim, não fazem bem a saúde. De acordo com a nutricionista Milena Lima, os estudos mostram uma associação positiva entre bebidas à base de cola e fraturas ósseas em meninas fisicamente ativas. Em estudo grego, o aumento do consumo de refrigerantes do tipo de cola foi associado positivamente com aumento do risco de fraturas ósseas em crianças de 7-14 anos. É sugerido que esses achados estejam associados com a relação cálcio-fósforo na dieta, tendo efeitos deletérios no osso. Mas é pouco provável que seja só esse problema.

Para a nutricionista clínica e psicomotricista Elizabeth Duarte Mota em seu livro "Alimentação natural", refrigerantes sabor cola contém cafeína em dose suficiente para provocar excitação em crianças e adultos. "Elas prejudicam o sistema nervoso e imunológico, tiram o sono ou afetam sua qualidade, interferem na capacidade de concentração e atenção... provocam gases" diz ela.

Conversando com meu amigo Yehoshua Maor, Imperatrizense e farmacêutico-bioquímico, mestre em Química Médica pela Hebrew University, de Jerusalém - Israel, e (Ph. D.) em Química Médica e Terapêutica Experimental, perguntei a ele por que não foi realizado até hoje uma pesquisa que comprove de fato os prejuizos da coca cola no organismo humano. Sua resposta foi simples e direta: "Por que quem pagaria por tal pesquisa? A pepsi? Todas essas bebidas gasosas são altamente prejudiciais, mas o povo não viveria mais sem ela... os governos recebem muitos impostos dessas companhias, então a coisa corre solta... salve-se quem puder."

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante. Parabéns pelo BLOG e obrigado pela visita do seu avô. =)

Adami Frutas® disse...

Estou seguindo o Blog !

Acesse e confira também:

http://comamaisfruta.blogspot.com/

Grata,
Anna Clara Adami