segunda-feira, 31 de março de 2008

Uma vida inteira de Nutrição

(Por Raoni Dantas)





Você se lembra do que se alimentou na primeira semana do mês passado? É provável que não. Talvez você não se lembre nem mesmo do que se alimentou há 2 dias! Mas concorda que não estaria lendo isso, caso não estivesse se alimentado mesmo sem recordar agora? Quando você chegar aos 65 anos ou mais do que isso, é provável que tenha consumido 70 mil refeições e seu notável corpo terá utilizado 50 toneladas de alimento!

De fato, nosso corpo é um extraordinário “processador” de alimentos. Mas nem por isso devemos desafiá-lo constantemente. Os alimentos que escolhemos têm efeitos cumulativos sobre o nosso corpo. Aos 65 anos você sentirá os efeitos do que você ingeriu durante toda sua vida, mesmo sem lembrar-se do que ingeriu em algum dia nessa jornada. O certo é que os efeitos podem ser positivos ou negativos. Isso dependerá das escolhas que você toma hoje.

A alimentação tem um vinculo muito especial com o bem-estar físico e o pleno desenvolvimento mental e emocional. O conhecimento sobre isso já era promovido por Hipócrates, que escreveu sobre a higiene, o repouso e a boa alimentação.

Nos séculos XVIII e XIX, os estudos sobre a anatomia humana eram realizados por físicos e químicos. Em 1970, Lavoisier e seus seguidores desvendaram os processos de combustão de alimentos e respiração celular. Isso foi importante para o período de 1857 a 1890, Pasteur, contribuir no tema da alimentação enfocando a necessidade do estudo dos alimentos de forma mais ampla e abrangente.

No ano de 1919, Benedict constatou que, à medida que as pessoas sobrevivem com pouco alimento, há uma modificação em seus processos fisiológicos de tal modo a conservar apenas a energia básica para a sobrevida. Suas superfícies tornam-se menores e mais frias, o pulso, mais lento e a atividade física espontânea, diminuída. Características sexuais secundárias desaparecem e a personalidade se altera.

Mas saindo um pouco da história sobre o estudo da alimentação (embora seja de grande importância), vou focalizar as leis da alimentação estabelecida Pedro Escudero, um médico argentino deu contribuições nos princípios nutricionais, inclusive estas, as leis da alimentação! Que Leis são essas?

1 – Lei da quantidade

“A quantidade de alimento deve ser o suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio seu balanço”

A quantidade de caloria que iremos ingerir deve proporcionar um melhor desempenho nas atividades que venhamos a realizar, e manter a temperatura corporal sempre constante.

É provável que eu não faça as mesmas atividades que você, e que você não faça as mesmas atividades que o seu parente ou vizinho, e isso determina a exigência de caloria no organismo para cada um. Deve haver uma distribuição de alimentos, distribuí-los em função plástica, reguladora e energética.


2 – Lei da qualidade

O nosso organismo precisa de todos os nutrientes e muitas vezes quantidade extra de alguns deles diariamente. Como os nutrientes estão contidos nos alimentos, é importante dar atenção a qualidade dos alimentos que ingerimos e como o preparamos. Nem sempre a bela aparência é sinônimo de qualidade e sim de excesso de aditivos químicos. Certifique-se!


3 – Lei da Harmonia

É necessário uma relação de proporção entre os nutrientes que integram a alimentação. Por exemplo, a relação cálcio e fósforo: 0,5 para adultos, e 1 para crianças e gestantes.


4 – Lei da adequação

O alimento está subordinado ao organismo. A adequação, por sua vez, está subordinada ao momento biológico da vida, e, além disso, deve-se adequar aos hábitos individuais, ou seja, à situação econômico-social do individuo, e, a relação ao enfermo. Ao seu sistema digestório e aos órgãos ou sistemas afetados por uma doença. Há momentos em que a inconveniência atrapalha o bom desempenho do organismo.

Em poucas palavras, a alimentação normal (equilibrada) deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, e também harmoniosa em seus componentes, adequada à sua finalidade e ao organismo destinado.

Você tem uma vida inteira de nutrição. Faça boas escolhas! Eu não me lembro do que eu comi há 2 semanas, mas se hoje eu estou com a saúde estabilizada é o resultado do que eu me alimentei dias passados. Têm-se determinados problemas com a saúde foi pelo mesmo motivo. Você tem idéia de como é chegar aos 65 anos tendo consumido 50 toneladas de porcaria? Submeta um excelente e potente liquidificador com bastante massa de trigo com água e deixe-o ligado. Por mais que ele tenha uma excelente potência, você já sabe que o resultado final não será dos melhores, portanto não precisa quebrar o seu liquidificador! (risos)

Um grande abraço a todos! E um beijo especial para a galera da minha turma de Nutrição! :D

Bibliografia

  • Nutrição - Conceitos e controvérsias ( Eleanor Whitney Frances Sizer)
  • Nutrição - Fundamentos e aspectos atuais (Juliio Tirapegui)

Nenhum comentário: