terça-feira, 15 de abril de 2008

Nutrição e Saúde bucal

Quando falamos em boca, nos vem a mente os lábios, a lingua e os dentes. Nossos dentes estão ligados por meio de sangue e nervos, ao coração e ao cérebro, portanto, a saúde dos dentes e da gengiva, está ligada ao corpo inteiro. Nós precisamos da nossa estrutura dentária para nos alimentar e ter uma melhor nutrição, pois é através dos dentes que trituramos o alimento para melhor absorção dos nutrientes pelo sistema digestório. Além da boa digestão, existem várias razões para cuidar dos dentes, a boa aparência, o bom relacionamento social, a vida profissional e boa pronúncia. De fato, a nutrição e a odontologia tem algo em comum: A prevenção de doenças. Um belo sorriso torna qualquer pessoa muito mais bonita e atraente, e provavelmente bem nutrida.

Sobre isso, eu conversei brevemente com um odontólogo (e grande amigo) André Mouta, que é Graduado em Odontologia pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil em Canoas RS), Pós Graduado em Sáude Coletiva pelo Unilassalle e Saúde coletiva pela UERGS com enfase em PSF pela UERGS escola de Saúde Pública do RS.

Raoni: Olá André, tudo bem com você?

André: Tudo ótimo

Raoni: André, eu observo que as pessoas são mais dispostas aos cuidados com os dentes do que com a própria alimentação em sí, embora não seja de um modo satisfatório, como deveria ser. O que justifica isso? Seria a estética?

André: Com certeza. Mas acho que as pessoas não têm o cuidado que deveriam ter com os dentes. Se preocupam mais com o corpo em geral.Se preocupam mais com a aparência, com a parte física.

Raoni: A nossa boca contém dentes, gengivas, lingua e saliva. Precisamos dessas estruturas para para triturar o nosso alimento e dar inicio ao processo de digestão na qual o organismo irá assimilar os nutrientes. Que prejuizos poderá sobrevir a saúde de uma pessoa com problemas dentário?

André: Pessoas com problemas dentários, como a falta de dentes, parcialmente ou total, tem prejuízos na estética, baixa auto-estima, na fala,na pronúncia de algumas palavras e claro, na digestão pela incapacidade de triturar os alimentos.

Raoni: Por exercerem funções importantes, nossos dentes precisam estar bem cuidados. A informação que muitas vezes chega à população é que o creme dental tem a função de fortalecer e manter a saúde dentária. A alimentação também influencia a boa saúde bucal?

André: O creme dental possui o Flúor que é muito importante para a saúde bucal. A alimentação tem um papel importantíssimo,na saúde bucal, principalmente quanto ao consumo do acúcar (sacarose). O ideal é que nos alimentamos de 5 a 6 vezes ao dia e fazer uma boa higiene dental, principalmente à noite. A quantidade de açúcar é muito importante no que se refere à cárie dentária. A ingestão de amidos tbm influencia muito na saúde do indivíduo.

Raoni: Muitas pessoas suspendem a sacarose por outros edulcorantes, os adoçantes dietéticos, porque, estes além de auxiliar na perda de peso, não causam cáries. Ma uma pessoa que ao ingerir alimentos que contém sacarose, frutose e outros açucares que provocam cárias e imediatamente escovam os dentes, não terá problemas, correto?

André: Errado. Nada adianta se uma pessoa comer 10 vezes ao dia e escovar os dentes 10 vezes ao dia. O ideal é que o indivíduo se alimente no máximo 5 vezes ao dia e escove os dentes três vezes ao dia, fazendo uma boa higiene. O Flúor terá condições então de remineralizar o esmalte dentário após a alimentação, nesse tempo. Quando nos alimentamos, há uma desmineralização e como flùor uma remineralização do esmalte dentário. E a desmineralização será muito maior que a remineralização, quando nos alimentamos várias vezes ao dia e o Flúor não terá condições de agir e intervir nesse processode modo satisfatório. Sempre dizemos... A saúde começa pela boca!

Raoni: Carência de nutrientes afeta a vitalidade dos dentes e consequentemente a boa saúde bucal?

André: Sim, mas isso na formação dos dentes, quando na gestação da mãe. Há muito mito nessa história. A saúde bucal tem uma relação direta com a alimentação desde a infância. Hoje pedimos que as crianças até os 6 meses de idade tenha o leite da mãe como alimentação exclusiva. E que não forneçam açúcar de maneira alguma antes do primeiro ano de vida, o açucar é uma caloria vazia que a crinça não necessita.

Raoni: A prótese dentária exerce a função de trituração na mesma intenssidade que um dente normal?

André: Nunca. A prótese dentária vai auxiliar e muito na função mastigatória, na estética do indivíduo. Mas nunca será igual ao dente.

Raoni: Quais os critérios a serem usados na escolha de uma escova e um creme dental?

André: A escova deve ser compatível com o tamanho da boca do paciente. Criança, escova infantil, por exemplo. Cerdas, sempre macias. E o creme dental deve conter flúor. E deve ser tratado como medicamento, deixando fora do alcance das crianças, para evitar o consumo inadequado. E usar o fio-dental também.

Raoni: Nutrição e Odontologia andam juntos, pois para uma boa nutrição é necessária uma boa estrutura dentária, e para uma boa estrututura dentária é necessário uma boa nutrição. O curso de odontologia oferece diciplinas voltada para nutrição?

André: Na verdade, não há uma disciplina exclusiva de Nutrição. Mas fala-se me Nutrição em várias disciplinas ao longo da faculdade, principalmente em Odontopediatria, onde o consumo de acúcares e os excessos na alimentação são mais freqüentes. E na disciplina de Cariologia, onde estuda-se a história, a formação da cárie.

Raoni: Tenho um amigo, chamado Wendson, que está cursando odontologia na FACIMP (Faculdade de Imperatriz). Ele está no 3º periodo. Os profissionais da saúde tem um dever acima de tudo de educar a população. Para isso é necessário bastante dedicação e estudo durante a faculdade. O que você tem a dizer a estes futuros odontólogos?

André: Educar a população é muito difícil, mas devemos nos empenhar muito para que consigamos atingir nossos objetivos. É uma tarefa muito importante, que será conseguida quando se tem amor à profissão. Um bom profissional se faz com dedicação nos bancos da faculdade sim, mas sobretudo na relação paciente-profissional. Somos capazes de transformar o indivíduo e seus hábitos. E capazes de transformar a saúde pública brasileira.

Raoni: André, muito obrigado por dispor seu tempo a esta pequena entrevista para eu pôr aqui no blog! Espero não ter tomado muito e espero que você ainda disponha novamente seu tempo em outras que possam surgir por outras dúvidas (risos). E Eu desejo que você possa adquirir mais sucesso profissionalmente e pessoalmente! Um grande abraço!

André: Foi um prazer, pode contar comigo. Sucesso pra ti tbm!


Um comentário:

LETÍCIA CASTRO disse...

Nossa, Raoni, adorei conhecer o teu blog!
Este post está super profissional, muito didático e adorei tudo o que aprendi nele. Realmente, cuidar dos dentes é super importantes e, muitas vezes, a gente não sabe como fazer, qual é a escova adequada, qdo trocá-la. E, com certeza, primeiro tem que vir a boa alimentação, para garantir a saúde bucal.

Parabéns, adorei!

E tb adorei o teu comment lá no Babelpontocom e obrigada por ilustrar com o teu nome, tão significativo, os comentários do post.

Valeu mesmo!

Um abração e sucesso!

Letícia

http://babelpontocom.blogspot.com