domingo, 18 de janeiro de 2009

Açúcar mascavo x Açúcar branco


O interesse da população pelo consumo de açúcar mascavo, conhecido também como açúcar orgânico e açúcar preto, vem despertando uma série de dúvidas com respeito ao seu valor nutricional e a suposta vantagem nutricional em relação ao açúcar branco ou refinado. Uma simples procura em um site de busca sobre açúcar mascavo e refinado nos fornece mais de 140.000 páginas contendo informações que visam esclarecer as dúvidas de muitos. Mas quão precisas são tais informações? O açúcar mascavo é mais saudável que o açúcar branco? Preciso substituir o açúcar branco pelo mascavo? Há benefícios no consumo do açúcar mascavo em diabéticos?

Primeiramente é necessário entender o que é açúcar e qual a sua importância para a nutrição humana. Bioquimicamente, açúcar é um grupo de glicídios solúveis em água: sacarose, maltose, lactose, frutose, glicose e etc. Para o dicionário Aurélio: açúcar - [do árabe as-sukkar, 'açúcar', possivelmente do grego sákcharon, sacarose] 1- Produto alimentar fabricado industrialmente, de sabor doce, solúvel em água, extraído, sobretudo da cana-de-açúcar e da beterraba, também chamada de sacarose. 2- Qualquer de certos carboidratos simples, geralmente, solúveis em água e de sabor adocicado, como a sacarose, a glicose e a frutose.

Figura: Estrutura química da sacarose

Resumindo, açúcar é um grupo de compostos com características semelhantes e com sabor adocicado. O açúcar que compramos no supermercado é sacarose, um dissacarídeo formado apartir da condensação de dois monossacarídeos: glicose + frutose no qual forma sacarose. Para a nutrição humana, a sacarose, moléculas do açúcar, quando digerido pelo trato gastrintestinal, voltam a ser glicose e frutose. Parte dessa glicose é usada pelas nossas células pra gerar energia, e o restante não utilizado é convertido em gordura e armazenado no tecido adiposo.

Mas isso está relacionado ao açúcar branco ou mascavo? Os dois. Mas vamos então as diferenças. O açúcar mascavo é obtido diretamente do caldo de cana-de-açúcar depois de extraído. Tal processo dispensa aditivos químicos para branqueamento e clarificação, no qual permanece uma característica dourada ou marrom-escura, podendo variar com a qualidade da cana-de-açúcar. O açúcar branco, de mesa, ocorre o oposto, pois recebe um processo de refinamento, sendo removida a garapa para que seja obtido o clareamento. Para melhor compreensão das diferenças nutricionais, composição química, quantidade de glicídios e calorias, segue abaixo uma tabela com informações para ambos os tipos de açúcar:


Fonte: diabetes.org

Como mostra a tabela acima, o açúcar mascavo mantém o teor de vitaminas e minerais, isto acontece porque o mesmo não passa por processo de refinamento, porém a diferença no teor calórico e de glicídios não são tão significativas. Destacando-se o mineral cálcio, magnésio, fósforo e potássio o teor é bem maior no açúcar mascavo. Porém tal diferença torna o consumo de açúcar branco prejudicial e o açúcar mascavo benéfico? Não existe nenhum estudo que comprove danos a saúde causada pelo refinamento do açúcar branco e as necessidades de minerais (ausente no açúcar branco e presente no mascavo) podem ser supridas por outras fontes alimentares e não somente com açúcar mascavo.

Em relação ao diabetes, não há estudos que comprovem que a glicose do açúcar mascavo eleva o índice glicêmico mais rápido que o refinado, portanto qualquer diabético que queira substituir o açúcar branco pelo mascavo, devem usar as mesmas recomendações que açúcar branco.

Para ambos os casos, uma consulta com um profissional nutricionista é ideal para a elaboração de um plano alimentar quantitativa e qualitativamente adequados em relação a glicídios, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais ao seu perfil fisiológico. Portanto, do ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo e branco não são significativamente diferentes.

Um comentário:

Matheus Costa disse...

Olá Raoni, tudo bom? venho aqui também pra falar com você; percebo que você é comentarista assíduo no blog da querida Gloria. Então o fato é que eu queria contar com você, eu li outro dia o comentário de Daniel, não sei se você leu, mas ele fez uma participação na novela, no capítulo 6 que vai ao ar sábado, me comovi com o comentário dele pra Gloria, pedindo pra que se ela pudesse, ela continuasse mantendo o personagem na novela, isso mesmo ele diz com muita vontade de fazer a novela, e o personagem já tá lá, é só ela continuar... Então eu tô falando com algumas pessoas pra comentar lá no blog dela também, dizendo a ela, pra que ela veja que outras pessoas se sensibilizaram com a história dele, o comentário está lá, é só você ler, e nos ajudar a comentar no blog da Gloria em favor desse ator... Deixo aqui o blog dele pra que você veja... Um beijo, e obrigado desde já! E assista à novela sábado, onde ele fará um estagiário contracenando com Stênio Garcia.

http://danielmarquesator.blogspot.com/2009_01_01_archive.html

Beijos...